Curiosidades

Torneio Internacional de Portimão 
(28 de Abril a 1 de Maio)
Portugal apura-se para a final e Rússia domina




   As portuguesas Carolina Coelho, Filipa Dias, Gabriela Silva, Tânia Domingues, Francisca Matos e Niara Faria qualificaram-se hoje para a final do 25.º Torneio Internacional de Ginástica Rítmica de Portimão, com o sétimo lugar do concurso geral de corda, dominado pela Rússia.
   O conjunto português (cinco ginastas, cinco cordas), que na quinta-feira obteve o oitavo posto com 23,250 pontos, alcançou hoje, na segunda ronda da competição, 23,100 pontos, totalizando 46,350 pontos, tendo ficado à frente da equipa espanhola (45,775), uma das favoritas na prova.
   O segundo dia da competição geral do Torneio Internacional voltou a ser dominado pela selecção russa, que arrebatou o primeiro lugar, com 53,200 pontos, seguida da Bielorrússia, com 51,750 pontos e de Israel, com 51,600.
   As seis ginastas portuguesas que em Março obtiveram o sétimo lugar no Open Internacional, em Pesaro (Itália), disputam no sábado um lugar no pódio juntamente com a Rússia, Bielorrússia, Israel, Itália, Suíça, Alemanha e Espanha.
   O conjunto português mantém a preparação com vista aos Europeus de 2011, de Maio em Minsk (Bielorrússia).
   O Torneio Internacional de Ginástica Rítmica, que este ano celebra os 25 anos, decorre em simultâneo com a 6.ª Taça do Mundo da modalidade, reunindo as melhores ginastas mundiais em ano de campeonatos do Mundo e de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
   A campeã olímpica, do Mundo e da Europa em título, a russa Eugenia Kanaeva (Rússia), que persegue a sua quarta vitória consecutiva na competição algarvia, dominou hoje a primeira ronda da competição geral individual nos aparelhos arco e bola, totalizando 58,050 pontos, seguida da sua compatriota Daria Kondakova (57,050), enquanto o terceiro lugar ficou entregue a Melitina Staniouta, da Bielorrússia.
   Cátia Henriques, a única ginasta portuguesa a competir na Taça do Mundo teve uma actuação discreta, o que lhe valeu o 49.º e último lugar da geral individual, com 44,675 pontos.

   No sábado, concluem-se as provas de qualificação da Taça do Mundo nas categorias de conjuntos e individual, com a realização da competição dos aparelhos arco, maças e fita.


Jornal  : O Jogo Online


Equipa Portuguesa